Trovadorismo
O QUE FOI?
O Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, ocorrendo no século XVII, no mesmo período em que Portugal começou a desapontar como uma nação independente. Sua origem deu-se na Occitânia (uma da nações sem Estado da Europa) onde consequentemente espalhou-se por toda a Europa, sendo que a lírica medieval galaico-português (língua falada durante aIdade Média) obteve sua características próprias, autores conservados e uma grande produtividade.
AUTORES
Os principais trovadores na lírica galego-portuguesa são Afonso Sanches, Aires Corpancho, Aires Nunes, Bernardo Bonaval, Dom Dinis, D. Pedro, Conde de Barcelos, João Garcia de Guilhade, João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia, João Zorro, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós (Cantiga da Garvaia), Meendinho, Martim Codax, Nuno Fernandes Torneol, Guilherme IX, Duque da Aquitânia ea Pedro III de Aragão.
Características
A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem ao nome deste estilo de época português.
Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época são o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.
As cantigas eram cantadas no idioma galego-português e dividem-se em dois tipos: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e mal-dizer).
Do ponto de vista literário, as cantigas líricas apresentam maior potencial pois formam a base da poesia lírica portuguesa e até brasileira. Já as cantigas satíricas, geralmente, tratavam de personalidades da época, numa linguagem popular e muitas vezes obscena.
*
Cantigas de amor
Origem da Provença, região da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento