Trovadorismo
Com a característica da Contrarreforma( movimento vindo da Idade Média que valorizava os valores cristãos acima de tudo) os jesuítas tinham a preocupação de catequizar os índios, sendo o maior responsável por isso o padre José de Anchieta(foto). Daí vem a ligação do Brasil com a religião católica.
A carta de Pero Vaz é pertencente ao tipo de Literatura informativa,isto é, o tipo de Literatura que traz conhecimentos,valores,costumes ou aspectos culturais e informativos sobre algo.
Os primeiros escritos brasileiros, na verdade, constituem-se de documentos informativos. A própria carta de Pero Vaz de Caminha faz parte destes primeiros escritos, em que são relatadas as características do país tal e qual foi encontrado pelos primeiros colonizadores. A carta mostra o olhar do colonizador sobre a nova terra, prenhe de promessas, assim como contém observações valiosas sobre os índios, informações estas que nos trazem um ideia de como o português encarava os costumes dos nativos.
Tal documento insere-se no gênero da literatura de viagens, gênero muito comum no século XVI, em que a expansão marítima punha o europeu em contato com os povos de além-mar. Outros documentos de grande importância são os escritos dos jesuítas, entre eles, o Diálogo sobre a Conversão do Gentio (1549), de Pe. Manoel da Nóbrega, e o Tratado da Terra e da Gente do Brasil, de Fernão Cardim (publicado apenas em 1925). Pero de Magalhães Gândavo escreveu a História da Província de