Trovadorismo
TROVADORISMO
Belo Horizonte / 13 de fevereiro de 2012
Colégio São José
Ana Paula Braga Aguiar
TROVADORISMO
Trabalho para a avaliação na disciplina de Literatura referente a 1ª etapa letiva e orientado por Lúcia Helena professora da disciplina citada.
Belo Horizonte / 13 de fevereiro de 2012
Introdução Neste trabalho, falarei um pouco sobre Trovadorismo, suas características e principais artistas presentes neste período. O Trovadorismo foi a primeira Escola Literária portuguesa. Esse movimento literário esticou-se, aproximadamente, do século XII ao século XIV. A Escola Trovadoresca existiu durante a Idade Média, onde predominava o feudalismo, portanto, um sistema de poder baseado na posse de terra, onde a supremacia era do clero (teocentrismo) e da nobreza (senhores feudais, patriarcalismo). O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.
Contextualização
- Fatos e Datas Históricas Marcantes 1189 ou 1198: “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, de Paio Soares Taveirós - início do Trovadorismo, primeiro movimento literário português. 1434: nomeação de Fernão Lopes, pelo rei D. Duarte de Avis, para o cargo de “Cronista-Mor do Reino” - início do Humanismo em Portugal. Portugal é reconhecido como reino independente em 1143. Quinze anos antes, o Conde Afonso Henriques de Borgonha já havia sido sagrado rei, depois da batalha de S. Mamede, em que lutou pela liberdade do Condado Portucalense e da qual saiu vitorioso. Iniciava-se aí a primeira dinastia portuguesa: a Dinastia de Borgonha.
- Sistema Político e Econômico do Período Europa nessa época sofria com constantes invasões dos povos germânicos, causando inúmeras guerras. Perante isso,