Troposfera
É a camada inferior da atmosfera, em contato direto com a superfície terrestre e onde ocorrem os mais importantes fenómenos meteorológicos que condicionam, caracterizam e determinam o estado do tempo: devido à sua inconstância e dinamismo, também se denomina de camada turbulenta ou camada geográfica, pois toda ela exerce influência e é influenciada pela superfície terrestre. Ainda devido à presença de várias impurezas ou corpos em suspensão, costuma denominar-se por "camada suja".
Estratosfera
A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jato circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).
Mesosfera
A Mesosfera é a camada atmosférica onde há uma substancial diminuição da temperatura chegando até a -90 °C em seu topo está situada entre a estrato pausa em sua parte inferior e menopausa em sua parte superior, entre 50 a 85 km de altitude. É na mesosfera que ocorre o fenómeno da aero luminescência das emissões da hidroxila e é nela que se dá a combustão dos meteoroides.
Exosfera
A Exosfera é a camada mais externa da atmosfera, situada acima da termosfera. Na Terra a exosfera começa a uma altitude que varia de uns 500 km até 1000 km, dependendo da atividade solar, e se extende até dezenas de milhares de quilômetros, onde a atmosfera se confunde com o espaço exterior (meio interplanetário).
Termosfera
A termosfera está localizada acima da mesopausa, sua temperatura aumenta com a altitude rápida e monotonicamente até onde a densidade das moléculas é tão pequena e se movem em