Trilho de ar
I. Objetivos:
O objetivo principal deste experimento é determinar a velocidade e aceleração de um objeto através do estudo: movimento retilíneo uniforme (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV).
II. Método:
Utiliza-se um “carrinho” que desliza sobre um trilho de ar, onde o mesmo proporciona a minimização da força de atrito.
Com a determinação dos resultados pode-se obter dois gráficos, um representando o espaço em função do tempo, e o outro a velocidade em função do tempo.
III. Introdução:
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea é igual.
O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a uma referência ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais.
IV. Material utilizado:
-Trilho de ar
-Cronômetro
-Trena
V. Resultados e análises de dados:
Após a coleta dos dados foi feita a média das mesmas, onde a somatória de todos os valores é dividida pela quantidade de medidas, como mostra a fórmula:
Sendo “X1” a primeira coleta, “X2” a segunda, e assim por diante, onde “n” é o nº total de coletas. Obtendo então a média ().
Tabela 1:
Espaço em função do tempo
Tempo (s)
Espaço (cm)
0,22
10
0,40
20
0,52
30
0,61
40
0,83
50
1,07
60
1,17
70
1,31
80
1,51
90
1,67
100
Segue-se com o método dos mínimos quadrados, para a obtenção de somatórias, onde serão utilizados estes valores para a efetuação dos demais cálculos e determinação dos