Tribos Urbanas - Indies
O trabalho a seguir procura explorar o modo de vida de uma tribo urbana chamada de indies. Primeiramente,uma tribo urbana é considerada um grupo de pessoas que procuram se destacar ou diferenciar da padronização imposta pela intensa globalização do mundo atual. Uma tribo não necessariamente deve ir contra o modo de vida vigente (contra o capitalismo,por exemplo),mas é simplesmente um modo de se individualizar em meio a um mundo cada vez mais homogeneizado.
O termo indie vem do inglês independent (independente) e era primeiramente usado para se referir aos músicos e artistas em geral que trabalhavam sem contratos com gravadoras e agências,ou seja, independentemente.
Atualmente, indie pode ser caracterizado como um estilo em que a pessoa basicamente tem um estilo próprio e não se encaixa em grupos exatos e iguais. Um indie é simplesmente diferente de todos, é original em todos os sentidos: ouve musicas de bandas que ninguém conhece, usa roupas combinadas de maneira diferente do ordinário e não se interessa pelo que todo mundo gosta.
A primeira coisa que um indie diz quando perguntam como é ser indie é: “Eu não sou indie”. Exatamente por procurar um individualização, o indie nunca admite fazer parte de um grupo. Se encaixar em um estereótipo é a última coisa que eles desejam. Se alguém se diz ser indie, provavelmente será considerado um poser (alguém que copia o estilo ou finge ser de um grupo em busca de aceitação ou popularidade, mas que não compartilha ou entende os ideais e a filosofia do grupo).
Os indies amam música. Também adoram qualquer tipo de arte que seja expressiva,mas a música é uma grande parte de suas vidas. As bandas indies,por não terem contratos com gravadoras grandes (ou ate mesmo alguma gravadora) são muitas vezes consideradas bandas de garagem. Existem dois tipos de bandas indie: indie pop (ou twee) e indie rock.
Ambos os estilos se inspiram na ideologia punk do “faça você mesmo”,e se originaram no Reino Unido