TREINAMENTO TRANSPORTE MANUAL DE PESO
1) Introdução
O transporte manual de cargas envolve partes ou todo o corpo, e mesmo que a carga a movimentar não seja muito pesada ou volumosa, a baixa eficiência do sistema muscular humano torna este trabalho pesado, provocando rapidamente fadiga com consequências gravosas, nomeadamente aumentando o risco de ocorrência de acidentes de trabalho ou de incidência de doenças profissionais.
Os estudos biomecânicos assumem particular importância nas tarefas de transporte e levantamento de cargas, comuns a um grande número de atividades, responsáveis por várias lesões, por vezes irreversíveis ou de difícil tratamento, sobretudo ao nível da coluna. A coluna vertebral, devido à sua estrutura em discos, é pouco resistente a forças contrárias ao seu eixo (F2), como se pode observar na figura.
Quando se levanta a carga na posição o mais ereta possível, o esforço de compressão distribui-se uniformemente sobre a superfície total de vértebras e discos. Nesta posição consegue-se reduzir em cerca de 20 % a compressão nos discos, em relação ao levantamento na posição curvada.
Existem dois tipos de levantamento de cargas no trabalho:
- levantamento esporádico: relacionado com a capacidade muscular;
- levantamento repetitivo: onde acresce a capacidade energética do trabalhador e a fadiga física.
2) Princípios orientadores da atividade
Deste modo, deverão ser adotados como princípios orientadores desta atividade:
Movimentação Manual de Cargas
- evitar a movimentação manual de cargas;
- se tal não for possível, utilizar aparelhos auxiliares que substituam o esforço humano, tais como carros de mão, rolos, ventosas, pinças, etc.;
- apreender e utilizar métodos e posições corretas de elevação, transporte e descarga de objetos, para o caso de não ser possível recorrer a nenhuma das situações anteriores;
- complementar estes métodos e técnicas de movimentação de cargas com equipamento de proteção individual