treinamento de força no futebol
O futebol é o esporte mais popular do mundo (SOARES, 2000, p.42), e é praticado na forma amadora e profissional. Como esporte amador é praticado com diversas finalidades, tais como: lazer, atividade física, competição, socialização. Já como atividade profissional é um universo que movimenta milhões por todo o mundo, na forma de espetáculo, envolvendo todos os meios de comunicação, vendendo diversos produtos relacionados, e levando multidões aos estádios.
Como atividade profissional o futebol evolui constantemente através de mudanças nas regras, aperfeiçoamento dos esquemas táticos, melhora nos processos de treinamento físico e técnico, normalmente tendo como ferramenta a tecnologia e o conhecimento científico.
No contexto do esporte profissional a preparação física tem grande destaque, devido à busca incessante pelo melhor desempenho nas competições, sendo um aspecto determinante do nível de uma equipe. Atraindo assim, diversos pesquisadores, e sendo desenvolvidos diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema.
O futebol é um esporte intermitente de longa duração que alterna períodos de corrida de alta intensidade com períodos de corrida de baixa intensidade.
Sobre a caracterização dos esforços durante a partida dois pontos são importantes: o volume e a intensidade. O volume é definido pela distância total percorrida durante a partida. Já a intensidade é caracterizada, principalmente, pela velocidade de deslocamento dos atletas durante a partida.
A intensidade do jogo tem sido considerada, por muitos autores, como o fator mais importante na demanda fisiológica atual (REILLY, 1994, p. 37) e na discriminação entre equipes de qualidades distintas. Portanto, a diferença fundamental entre as equipes de futebol de níveis competitivos diversos não parece ser à distância percorrida pelos seus jogadores durante o jogo, mas o percentual dessa distância realizada a elevada intensidade (BANGSBO, 1994 a, pág. 18).
Nesse contexto, buscam-se