trbalho
MOVIMENTOS SOCIAIS
REDE DE MOBILIZAÇÕES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
São Luis/ MA
07/05/201
Rede de Mobilizações no Brasil Contemporâneo
A Conjuntura e as Categorias que se destacam: Este livro se inicia destacando cinco pontos fundamentais dos movimentos sociais, fazendo um mapeamento da análise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressas em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns atuais com os principais movimentos sociais da America Latina. No entanto, neste cenário observa-se o caráter do papel educativo dos movimentos relativos como o tema de inclusão social, a cultura política na área da educação. Os movimentos da atualidade se diferenciam dos movimentos passados nos seguintes aspectos:
A ação coletiva se caracteriza como movimento social. Suas características básicas são: possuir uma identidade, tem um opositor e articulam ou se fundamentam num projeto de vida e de sociedade. Ela tem contribuído para organização e conscientização da sociedade. Eles não são apenas reativos, pois surgem e se desenvolvem a partir de uma reflexão sobre a sua própria experiência. Os movimentos sociais têm um caráter importante na atualidade tematizada e redefinida a uma esfera pública, com as parcerias com outras entidades como as sociedades civis e a política tem grande poder de controle social.
No início da década de 80, os movimentos lutavam para ter “direito a ter direitos”. Eles não eram voltados apenas para si próprios, eles olhavam para os outros para poderem construir a própria identidade. Em alguns países da América Latina, houve uma radicalização do processo democrático e o ressurgimento de lutas sociais dos movimentos étnicos.
A luta dos indígenas de resistência contra a colonização européia é secular. Atualmente, os territórios indígenas passaram a ser em vários países, fonte de interesse devido à riqueza. No passado, isto ocorreu já que os europeus