trbalho
Disciplina: Física
Professora: Rosana
Os Teoremas de Stevin
Pascal e Arquimedes
Aluno: Luiz Marin Nº 15 Turma: 1º A
Caarapó – MS
13/ 08 / 2014
Introdução:
No teorema se Stevin vamos falar um pouco sobre a gravidade de um corpo que é o foco do experimento realizado por ele, porém no de Pascal o seu tema está voltado para a pressão, mas para isso ocorrer precisa de uma força sendo assim seus exemplos Hidráulicos representados a baixo por experimentos.
Já no Teorema de Arquimedes o seu foco total é em cima da flutuação de um determinado recipiente, quando aplica se uma força sobre tal objeto na água e quando soltamos ele volta á flutuar novamente.
Teorema de Stevin
Seja um líquido qualquer de densidade d em um recipiente qualquer.
Escolhemos dois pontos arbitrários R e T.
As pressões em Q e R são:
A diferença entre as pressões dos dois pontos é:
Teorema de Stevin:
"A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos."
Através deste teorema podemos concluir que todos os pontos a uma mesma profundidade, em um fluido homogêneo (que tem sempre a mesma densidade) estão submetidos à mesma pressão.
Exemplo 2:
Objetivo
Determinar a pressão hidrostática sobre um corpo imerso. Ao acessar o experimento virtual é possível observar a aplicação do Teorema de Stevin, com o correspondente gráfico instantâneo de pressão em função da profundidade.
Teorema de Pascal
Ele afirma que quando aplicamos uma força a um líquido, a