Trbalho sobre o Documentário Carne e osso
629 palavras
3 páginas
1) Em sua opinião a situação no filme ocorre em outros setores?Sim. Os inúmeros exemplos relatados no documentário forçam uma reflexão necessária acerca da qualidade de trabalho no Brasil, existem situações muitas das vezes piores como o trabalho escravo. Enquanto estes trabalhos desumanos forem a única forma de renda da população local, não terá que ninguém que conscientizará as empresas a melhorar e cuidar bem de seus funcionários, elas continuarão a burlar as leis e há abusar de deles, que sem alternativas e esperanças são apenas reféns a mercê de industrias onde o resultado vale mais que a pessoa.
2)Conhece exemplos similares? Quais?
Sim. A empresa de massas e pastéis Napólis no qual tive a oportunidade de trabalhar. Trabalhava no horário noturno e passei por diversos setores. O trabalho era intenso, não tinha tempo pra nada. Se fosse ao banheiro não podia demorar senão o encarregado ia atrás, cheguei a assinar uma advertência porque a máquina que eu ia trabalhar estava com defeito e me fizeram assinar como se eu a tivesse estrago. Cheguei a presenciar um acidente no setor que fiquei que era o de pastel, um amigo estava nivelando a massa tinha que empurrá-la de um lado para o outro com as duas mãos dentro da máquina quando ele ligou a maquina por um descuido os dedos dele foram prensados. Ocorria diversos acidentes desse tipo.
3)Diante desta politica de emprego na exploração adoecimento e intensificação qual o papel que o educador pode desempenhar?
O papel do educador é de extrema importância neste caso pois muitas pessoas que trabalham nesses locais não possuem estudo e por isso aceitam esse tipo de emprego. O professor nesse caso iria fazer o que sabe de melhor: Ensinar, mostrar a eles que através da educação eles podem se qualificar e arrumar um emprego melhor, mostrando assim que eles são capazes e merecedores de empregos melhores.
4)Como você compreende o seguinte paradoxo: Nas duas últimas décadas o emprego formal que cresceu no Brasil