Karl Marx
“A sociedade nos molda. A educação que recebemos tem por objetivo nos enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos”, assim, Durkheim1 mostra que é através da educação que cada geração transmite à seguinte os elementos fundamentais para a manutenção das coletividades humanas.
Afirma, ainda, que na sociedade capitalista em que vivemos, cujas mazelas sociais cada vez mais estão em evidência e, com o liberalismo impulsionando o aumento das desigualdades entre as classes, somente através da educação, o homem se libertará da opressão que o esmaga.
Com o propósito de elucidar este tema, foi abordado neste texto às ideias propostas pelo sociólogo alemão Karl Heinrich Marx2. Criador das chamadas Leis da História, ele diz que o que move a história é a luta entre as classes sociais e, compreendendo isto, se compreende, também, a natureza da sociedade capitalista e a direção na qual ela estaria se transformando, assim se pode mudar a realidade e impedir que os indivíduos que estão por baixo sejam esmagados pelos que estão por cima.
Palavras-chave: Émile Durkheim, Karl Heinrich Marx, sociologia da educação.
______________________________________________________________________
* Graduandos no curso de Administração, com ênfase em Gestão Pública e Sistemas de Saúde, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em Porto Alegre – RS. E-mail: cesar.kunrath@gmail.com; lucaszaffalon@gmail.com; pfrm.rs@gmail.com.
1 Émile Durkheim (1858 – 1917) – acadêmico, antropólogo e filósofo francês, foi o primeiro sociólogo a criar métodos na sociologia. Fundador da escola francesa que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Positivista, teorizou do conceito da “Coesão Social”. (figura 4: ANEXOS).
2 Karl Heinrich Marx (1818 – 1883) – célebre autor de O Capital e O Manifesto Comunista. Intelectual alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Atuou, ainda, como economista,