TRatamento
Fumantes: Parar de Fumar é única forma de impedir o declínio progressivo da função respiratória Chiclets, adesivosde nicotina e drogas antidepressivas como a bupropiona, associados a terapêuticas comportamentais, são de grande utilidade para o tratamento da dependência de nicotina nos portadores de DPOC.
Os broncodilatadores são medicamentos muito importantes no tratamento, o
Podem ser utilizados de várias formas: através de nebulizadores, nebulimetros(sprays ou bombinhas) turbohaler( um tipo de bombinha que se inala um pó seco) rotadisks(uma bombinha com formato de disco que também se inala um pó seco) comprimidos, xaropes ou capsulas de inalar.
Contudo, os medicamentos corticosteroides também podem ser uteis no tratamento de alguns pacientes com DPOC. O uso de oxigênio domiciliar também poderá ser necessário no tratamento da pessoa com DPOC, melhorando a qualidade de vida do doente
Recomendações: Dependendo do caos de quantos pulmões estejam afetados, para de fumar pode reduzir, ou mesmo eliminar, os sintomas da bronquite crônica e impedir a progressão do enfisema, embora não reverta o processo já instalado. Os danos aos alvéolos são permanentes, por isso os sintomas do enfisema não desaparecem. Todos os portadores de DPOC devem receber anualmente uma dose vacina contra a gripe e contra o pneumococo, para evitar que a concomitância de processos infecciosos agrave o quadro respiratório.
O aumento progressivo da longevidade ocorrido na segunda metade do século XX e o enorme contingente de fumantes colocaram a DPOC entre as cinco enfermidades mais prevalentes nos países industrializados e em certas regiões do brasil.
Epidemiologia DPOC
A exposição a fumaça de tabaco e a outros poluentes ambientais, além das variações climáticas tem influenciado sobre a maneira o aumento das doenças respiratórias em todo o mundo; entre elas entre elas a Doença pulmonar obstrutivas crônica(DPOC) tem merecido um esforço especial por ser