Tratamento de Água
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
TEMA: TRATAMENTO DE ÁGUA
DISCIPLINA: EQUIPAMENTOS DE PETRÓLEO
PROFESSOR:
ALUNOS:
NITERÓI 2014
1 – Introdução
A Água Produzida, vinda do Separador Trifásico, considerada como um efluente a ser disposto (descartado), terá de passar por tratamentos eficazes de modo a se enquadrar na legislação vigente, tendo em vista o destino que lhe será dado. Se for reutilizada (reciclada), precisará ser tratada de modo a atingir os padrões necessários ao processo em que será utilizada.
2 – O Processo
Este processo é responsável pelo enquadramento da água produzida para descarte, em condições de concentração de sais, óleo e metais pesados e temperatura de acordo com a legislação ambiental em vigor.
Para este enquadramento a água no separador trifásico e no tratador de óleo passa por hidrociclones e pelo flotador, para remoção do óleo residual dessa água. Após a separação, o óleo residual recolhido é encaminhado para um tanque rejeito oleoso de onde é realimentado ao processamento primário. A água é armazenada em um tanque de armazenamento e posteriormente pode ser utilizada na injeção ou ser descartada.
3 – Bateria de Hidrociclones
Este é o primeiro tratamento que a água recebe. Os hidrociclones são separadores gravitacionais que utilizam a força centrípeta gerada pelo vértice no equipamento para separar as gotículas de óleo da água por diferença de inércia. O óleo concentra-se no centro do ciclone formado, de onde é extraído enquanto a água pela periferia até a saída da extremidade oposta.
Figura 3.1 – Exemplo esquemático do funcionamento de um ciclone
4 – Flotador
Após a água passar pela Bateria de hidrociclones, a mesma segue para o Flotador, que consiste em um equipamento onde uma corrente de gás é borbulhada através da emulsão de água e óleo, carreando e coalescendo as micro-góticulas de óleo