Tratamento de água
Numa estação de tratamento de água acontecem as seguintes etapas de tratamento:
Coagulação:
A coagulação consiste na adição de um coagulante (na câmara de mistura rápida), que ao reagir com alcalinidade existente na água bruta, hidroliza-se provocando desestabilização e agregação coloidal, proporcionando a formação de flocos.
Desinfecção (cloração)
A desinfecção é a destruição ou inativação de organismo patogênicos capazes de provocar doenças ou outros organismos indesejáveis. A desinfecção da água na ETA é feita com cloro e por isso o termo desinfecção é comumente substituído por cloração.
Pré-oxidação
A pré-oxidação tem por objetivo principal auxiliar na eficiência da coagulação, realizar o controle de algas e microorganismo e reduzir a produção de gostos e odores.
Intercloração
A intercloração é a aplicação de cloro na chegada de água nos filtros, visa manter o residual de cloro mínimo para proteção do leito filtrante.
Pós-cloração
A pós-cloração é a adição de cloro na água filtrada para correção do residual a fim de manter a quantidade mínima de cloro na água distribuída à população, o que elimina a possibilidade da existência de microorganismos patogênicos.
Floculação
Aglomeração de partículas (colóides coagulados) por efeito de transporte de fluido, formando partículas de tamanho e peso suficientes para sedimentar por gravidade.
Decantação
Processo de separação de partículas sólidas da água, pela ação da gravidade, quando se anula ou diminui a velocidade de escoramento do líquido, propiciando a sedimentação dessas partículas.
Filtração
A filtração consiste na passagem da água decantada através de corpos porosos, capazes de reter em seu interior toda matéria insolúvel existente na respectiva água. Como meio poroso empregamos areia com granulamentria uniforme, sustentada por camadas de seixos sobre fundo falso ou sistema de drenos.
Fluoretação
O flúor é o único elemento presente na natureza que atua