Tratamento de água
Introdução:
Você já parou para pensar da onde surge tanta água? Bom, na verdade, água no nosso planeta é o que não falta. Dois terços dele é cobertos por ela, mas desse total de água apenas 1 por cento mais ou menos é doce e disponível para o nosso uso. A água é usada todos os dias para diversas coisas como para o preparo de alimentos, higiene pessoal, lazer etc parece abundante e infinita, por que basta abrirmos a torneira e ela está la, como mágica. Isso faz com que a maioria das pessoas não dê o valor que a água merece, poucos sabem que a nossa água pode sim acabar, e que sem ela, a vida na terra não poderá existir. Até chegar nas nossas casas, a água passa por muitos processos, e é importante conhecermos para valorizarmos ainda mais. A empresa que em São Paulo é a maior responsável por esses processos é a Sabesp.
Tratamento de água (Sabesp): Atualmente, são produzidos a cada segundo 105 mil litros de água, que equivale a 827,3 mil copos de água.
Existem 213 estações de tratamento de água (ETAs), desse total 28 produzem água para a região metropolitana de são Paulo, e as outras 185 estações fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado.
Nessas estações o rigoroso processo para tornar a água potável é:
Logo que a água chega na estação após percorrer 100 km, vinda das represas (no caso de são Paulo) é adicionado nela cloro, que facilita a retirada de matérias orgânicas e metais, esse processo se chama Pré-cloração.
Em seguida temos a etapa denominada Pré-alcalinização que é consiste na adição de cal ou soda na água, para ajustar o pH, que é o quão ácido ou base a água é: 7 é neutro, mais que 7 é base e menos que 7 ácido. O ser humano precisa que o pH seja entre 6 e 9,5.
No próximo passo agitamos muito a água para que as sujeiras fiquem mais juntas e mais fáceis de serem retiradas, nesse processo chamado de coagulação é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante.
Depois desse movimento tão