Tratamento de Resíduos Quimicos em Laboratório
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIO
São Luís
2013
CAMILA SANTOS SILVA
TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIO
Documento apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Química Geral da Universidade Federal do Maranhão, ministrada pela Prof. Adriana.
SÃO LUÍS
2013
Tratamento de Resíduos Químicos em Laboratório
É consenso para os estudiosos a importância que a experimentação desempenha no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, deve-se haver uma preocupação com a utilização de materiais ou substâncias, com suas propriedades e possíveis transformações.
Dentre diferentes materiais e substâncias manuseados em aulas em laboratórios, encontram-se aqueles classificados como perigosos por apresentar características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade ou toxicidade.
Quando são utilizados em aulas experimentais, estes podem transformar-se em materiais que, em função de seu caráter tóxico e de potenciais danos ao ambiente, não devem ser descartados em lixo comum ou em redes de esgoto. Por isso, os resíduos devem ser recuperados para reutilização e os rejeitos descartados de forma adequada. Uma aula experimental de Química, por gerar produtos perigosos, é uma atividade potencialmente poluidora.
Para diminuir esse problema, durante seu planejamento, deve-se avaliar e reconhecer os riscos e os perigos dos produtos químicos que serão manuseados, bem como dos resíduos ou rejeitos produzidos durante esta. Recomenda-se que as aulas