Tratamento de patologia
A hanseníase é uma doença infecciosa , contagiosa, causada por um bacilo denominado Mycobacterium Leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológicos da pessoa que foi infectada.
Sinais e Sintomas
Um doente de hanseníase é alguém que:
Tem sensação de formigamento ou dormência nas extremidades.
Mancha brancas ou avermelhadas geralmente com perda da sensibilidade ao calor , frio, dor, e tato.
Caroços e placas em qualquer local do corpo.
Diminuição da força muscular ( dificuldade para segurar objetos)
Podem ser hipopigmentadas, avermelhadas ou da cor do cobre.
Podem ser planas ou elevadas.
Não tem prurido.
Normalmente não doem.
Nódulos avermelhados ou acobreados ou áreas difusas, espessas e brilhantes da pele sem perda de sensibilidade.
Modo de Transmissão O contagio é exclusivamente entre seres humanos. Os pacientes da forma multibacilar (contagiosa) sem tratamento, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espiro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência ( não adoecem) ou suscetibilidade ( adoecem).
período de incubação O período de incubação tempo decorrido entre a exposição ao agente etiológico e o aparecimento dos sinais é bastante longo variando de três a cinco anos Pode atingir todas as idades e ambos os sexos, é uma doença curável .
Profilaxia (Prevenção) A prevenção consiste no diagnóstico precoce, confirmado o diagnóstico do paciente, seus comunicantes familiares e/ou de trabalho deverão ser examinados, através de exame dermo-neurológico e avaliados quanto a administração de doses de (BCG-ID). Quando a avaliação é positiva é feita a aplicação de duas doses de