Tratamento de efluentes petroquímica
Resíduos de indústrias petroquímicas 4
Efluentes líquidos da indústria petroquímica 7
Tipos de efluentes líquidos 7
Características das águas residuais 9
Tratamento dos efluentes de Indústria Petroquímica 13
Tipos de tratamento 13
Bibliografia 17
Introdução – Indústria Petroquímica
A cadeia de produção petroquímica utiliza matérias-primas derivadas do petróleo e do gás natural para a obtenção de intermediários e resinas termoplásticas, principais produtos petroquímicos de uso industrial, em termos de volumes de produção e faturamento.
Figura 1 - Foto de uma indústria petroquímica
Fonte: http://www.lubaosteeltube.com/images/yy-1.jpg
A cadeia petroquímica constitui-se de unidades ou empresas de primeira geração, segunda geração e terceira geração:
Primeira Geração – São as produtoras de petroquímicos básicos, produtos resultantes da primeira transformação de correntes petrolíferas (nafta, gás natural, etano etc.) por processos químicos (craqueamento a vapor, pirólise, reforma a vapor, reforma catalítica etc.). Os principais produtos primários são as olefinas (eteno, propeno e butadieno) e os aromáticos (benzeno, tolueno e xilenos). Secundariamente, são produzidos ainda solventes e combustíveis.
Segunda Geração – São as produtoras de resinas termoplásticas (polietilenos e polipropilenos) e de intermediários, produtos resultantes do processamento dos produtos primários, como MVC, acetato de vinila, TDI, óxido de propeno, fenol, caprolactama, acrilonitrila, óxido de eteno, estireno, ácido acrílico etc. Esses intermediários são transformados em produtos finais petroquímicos, como PVC, poliestireno, ABS, resinas termoestáveis, polímeros para fibras sintéticas, elastômeros, poliuretanas, bases para detergentes sintéticos e tintas etc.
Terceira Geração – São as empresas de transformação que fornecem embalagens, peças e utensílios para os segmentos de