tratamento de agua
Primeiramente, a água bruta é recebida na estação (essa que chega geralmente ácida) e, numa primeira etapa,é adicionado cal para que o pH aumente devido a acidez em que a água bruta tem.
Na próxima etapa, a água é transferida para tanques de coagulação e floculação. Na coagulação, a água recebesulfato de alumínio - o que permite a aglomeração das partículas sólidas que podem ser encontradas na água até aí. No tanque de floculação, a água permanece em constante movimento, e as partículassólidas aglomeradas anteriormente se juntam formando sólidos maiores.
A próxima etapa é a decantação, que é particularmente simples: os sólidos de impureza aglomerados na etapa anterior, separam-se da águaao se depositarem no fundo do tanque, por causa da gravidade.
A filtração é a próxima técnica utilizada. Algumas impurezas continuam na água após a decantação, e serão filtradas nesta etapa. A águapassa por um filtro com carvão. Então, as pequenas impurezas que resistiram à decantação ficam retidas no filtro.
O cloro que é adicionado a água em seguida faz parte da desinfecção....
As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas paraproduzir água potável. Das 208 estações: 29 abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, e as outras 179 fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado.
Atualmente, são tratados 105 millitros de água por segundo. É um número bem expressivo, mas que ainda pode aumentar. Projetos de extensão e melhorias dos sistemas de abastecimento estão em pauta. O Sistema Alto Tietê, por exemplo,deve passar de 10 para 15 mil litros de água por segundo.
O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicose acompanhamento dos padrões de