tratamento de agua
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL - 2° PERÍODO
QUÍMICA EXPERIMENTAL
Experimento-nº09
ANÁLISE DA ÁGUA
Bruno Alberto Ruela Souza
Júlio Cesar da Silva do Amaral
Leonardo Guimarães
10 de Outubro 2013
OBJETIVO
Determinar a dureza de uma amostra de água e analisar a propriedade de alguns sais em provocar dureza, dificultando a ação de detergentes e sabões e a formação de espuma.
INTRODUÇÃO
O nome dado a água que contém sais de Ca+2, Mg+2 e outros metais, além de íons carbonato e bicarbonato, é “água dura”. A dureza da água é expressa em termos da concentração de CaCO3, em ppm (mg/L), que geralmente excede a concentração dos demais íons metálicos.
Classificação:
Estas águas são impróprias para a alimentação, para a lavagem de roupas e não servem para alimentar as caldeiras a vapor, em virtude das incrustações que provocam. Dureza de uma água é a medida da sua capacidade de precipitar sabão, isto é, nas águas que a possuem, os sabões transforma-se em complexos insolúveis, não formando espuma até que o processo se esgote. É causada pela presença de cálcio e magnésio, principalmente, além de outros cátions como ferro, manganês, estrôncio, zinco, alumínio, hidrogênio, etc., associados a ânions carbonato (mais propriamente bicarbonato, que é mais solúvel) e sulfato, principalmente, além de outros ânions como nitrato, silicato e cloreto.
Fontes de dureza nas águas A principal fonte de dureza nas águas é a sua passagem pelo solo, acontece à dissolução da rocha calcária pelo gás carbônico da água, desta forma, as águas subterrâneas geralmente apresentam dureza mais elevada do que as águas superficiais.
Importância nos estudos de controle de qualidade das águas Para o abastecimento público de água, o problema se refere inicialmente ao consumo excessivo de sabão nas lavagens domésticas. Há também indícios da