Tratamento ar e caldeira
Esquema de tratamento de uma refinaria Principais impurezas Água de Resfriamento Água de Caldeira Água Potável
Ivanna Ferreira Leite
Ivanna S.M.Ferreira Leite
Água no Refino
Dentro de uma refinaria a água é fator importante em todos os seguimentos do processo, desde a geração de vapor para obtenção de energia, injeção de vapor nos processos, aquecimento e resfriamento de produtos finais e intermediários através de equipamentos (trocadores de calor) nas diversas fases do refino.
O tipo de tratamento a ser aplicado e os controles efetuados depende fundamentalmente de utilização que será feita da água. Assim, no caso de água para uso industrial, a remoção de turbidez e materiais em suspensão são fundamentais para evitar problemas de corrosão / incrustação, enquanto que no caso de água potável a desinfecção assume um papel preponderante.
Ivanna S.M.Ferreira Leite
Esquema geral do tratamento de água numa refinaria.
Ivanna S.M.Ferreira Leite
Características físico-químicas
Dureza total –É proporcional a concentração de sais de cálcio e magnésio. Suas concentrações variam de 10 a 200 ppm. Provocam incrustações nos tubos da caldeira prejudicando a troca térmica. Podem ocasionar um superaquecimento nos tubos com ruptura do material ou possivelmente a um ataque corrosivo. Remoção por abrandamento, desmineralização ou evaporação; Alcalinidade –devida aos bicarbonatos de cálcio, magnésio e sódio Concentrações de 10 a 30 ppm. Os bicarbonatos agem da mesma forma que os sais de cálcio quando presentes. Além de causar as incrustações, liberam gás carbônico que dissolve-se na água, sendo altamente corrosivo num sistema de geração de vapor. Remoção por dealcalinização, desmineralização ou evaporação; pH – utilizado para expressar a acidez da água Turbidez – devida a presença de partículas em suspensão e no estado coloidal
Ivanna S.M.Ferreira Leite
Características físico-químicas
Sulfatos / Cloretos –