tratamento agua
Através deste trabalho, tentaremos passar todas as características do tratamento de água, feito pelas estações de purificação da mesma e também destacar a importância dessa função sobre nossas vidas. Pretendemos passar várias informações sobre as diversas etapas que existem no processo desse tratamento.
FONTES: http://www.fontedosaber.com/biologia/estacao-de-tratamento-de-agua-eta.html Tratamento de água
A água é uma substância essencial para todas as espécies vivas. Ao longo dos anos, infelizmente, ela vem sendo ameaçada pela poluição originada pelo homem, principalmente através da contaminação de rios. A partir desse fator e também da presença de microorganismos e bactérias presentes na água, surge à necessidade da realização do processo de tratamento e purificação da mesma. Esse processo é um conjunto de procedimentos físicos e químicos aplicados na água para que ela se torne propícia ao consumo humano. Livrando qualquer tipo de contaminação por doenças causadas por uma potabilização irregular da água utilizada.
Esse processo é dividido em diversas etapas: Coagulação: Assim que a água chega à estação de tratamento de água (ETA), em seu estado natural, recebe uma quantidade de sulfato de alumínio. Para que as partículas sólidas de sujeira se acoplem.
Floculação: Com a movimentação da água ocorrida nos tanques, as partículas sólidas de sujeira sofrem mutação e são transformadas em flocos de sujeira.
Decantação: Em outros tanques, os flocos formados pela floculação separam-se da água e se direcionam ao fundo dos tanques através da ação da gravidade. Essa etapa também é chamada de sedimentação.
Filtração: As partículas pequenas que não foram retidas nas etapas anteriores são armazenadas nos filtros formados por carvão, areia e pedras.
Desinfecção: A água nesse ponto já é potável, porém por prevenção é adicionado nela cloro e ozônio, para eliminar microorganismos causadores de doença que são transmitidos