Trasnporte rodoviario
Introdução
De modo geral, as empresas executam um conjunto de processos para produzir e oferecer bens e serviços aos seus clientes. Na empresa a área diretamente ligada a produzir os bens e serviços é chamada de função produção. A excelência nesta área da organização é fundamental para se diferenciar dos concorrentes pela capacidade de melhor atender as necessidades de seus clientes e estabelecer vantagem competitiva.
Para produzir bens e serviços as empresas realizam aquilo que é chamado de processo de transformação que pode ser resumido como o uso de recursos de produção, inputs, que transformam ou são transformados em produtos finais, conhecidos como outputs. De forma simplista, qualquer atividade de produção pode ser descrita pelo ciclo input – transformação – output.
Portanto pode se estabelecer uma série de semelhanças nos princípios que podem ser adotados para melhorar a eficiência e a eficácia da produção de uma empresa independentemente do ramo em que esta atua. Em resumo, apesar das diferenças, um hospital um restaurante e uma fábrica de automóveis executam uma série de operações comuns para atingir seus propósitos. A combinação, o papel e a importância dos elementos utilizados é que varia, mas os objetivos de satisfação dos clientes e da máxima produtividade dos recursos são os mesmos. A logística não é a responsável direta pela produção, mas desempenha um papel importante como suporte para estas atividades e a sua ligação com a área de produção está cada vez mais estreita. Os novos arranjos produtivos, baseados no Toyotismo, fizeram da fabricação uma atividade coletiva e da coordenação dos componentes da cadeia produtiva uma necessidade, área de logística assumiu esta responsabilidade e agora é um assunto estratégico para o sucesso das operações de uma empresa.
Processo de Transformação
Para realizar suas operações as empresas necessitam de um conjunto de recursos de produção. Uma maneira de se classificar estes recurso é