Trasnporte Hidroviário
MAURICIO DO NASCIMENTO SILVA
TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
Professor: Esp. José Antônio Santos Pegado
BELÉM – PA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 TRANSPORTE HIDROVIÁRIO 5
2.1 Inicio do Transporte Hidroviário no Brasil 6
2.2 Principais Hidrovias no Brasil 7
3 COMPARAÇÕES ENTRE MODAIS 8
3.1 Custo pelo Transporte pela Distância 9
3.2 Capacidade de Transporte 9
3.3 Peso Morto Transportado 10
4 INVESTIMENTOS 10
4.1 Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) 11
4.2 Plano Nacional de Logística e Transporte (ANLT) 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
O transporte hidroviário no Brasil é dividido nas modalidades fluvial e marítima. O transporte marítimo é o mais importante, respondendo por quase 75% do comércio internacional do Brasil. O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil. Há regiões entretanto, que dependem quase que exclusivamente desta modalidade, como é o caso da Amazônia, onde as distâncias são grandes e as estradas ou ferrovias inexistem.
A navegação fluvial no Brasil está numa posição inferior em relação aos outros sistemas de transportes. É considerado o sistema mais barato e limpo, contudo, o de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil.
A participação de alguns programas de incentivos federais está ajudando a melhorar e desenvolver o transporte hidroviário no Brasil.
2 TRANSPORTE HIDROVIÁRIO Um dos modais mais importantes para a indústria e para a logística no Brasil é o transporte marítimo, que ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado pela extensão litorânea de 9.198 km, sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. O transporte hidroviário no Brasil é realizado nas