Principios e funcionalidades doe transporte
A funcionalidade do transporte apresenta duas funções principais: movimentação e armazenagem de produtos, e dois princípios fundamentais que norteiam as operações e o gerenciamento do transporte: a economia de escala e a economia de distância (BOWERSOX, 2001).
• Movimentação de Produtos
O transporte é necessário para movimentar produtos até a fase seguinte do processo de fabricação ou até um local fisicamente mais próximo ao cliente final. Como utiliza recursos temporais (estoque em trânsito), financeiros (gastos internos e externos) e ambientais, é importante que o movimento seja feito apenas quando realmente há aumento do valor dos produtos. O principal objetivo é minimizar ao mesmo tempo os custos financeiros, temporais e ambientais, juntamente com as despesas de perdas e danos. A movimentação deve atender às expectativas de clientes em relação ao desempenho das entregas e à disponibilidade de informações relativas às cargas transportadoras (BOWERSOX, 2001).
• Estocagem de Produtos
Uma função menos comum do transporte é a estocagem temporária. Os veículos representam um local de estocagem bastante caro. Entretanto, se o produto em trânsito precisa ser estocado para ser movimentado novamente em curto período de tempo, o custo com a descarga e o carregamento do produto em um depósito pode exceder a taxa diária de uso do próprio veículo de transporte. Em suma, esta estocagem pode ser justificada por uma perspectiva de melhor desempenho ou custo total, quando são considerados os custos de carga e descarga, restrições de capacidade ou a possibilidade de aumento dos tempos de viagem e espera (BOWERSOX, 2001).
• Economia de Escala 5
A economia de escala é obtida com a diminuição do custo de transporte por unidade de peso com cargas maiores. Cargas fechadas têm um custo menor por unidade de peso que cargas fracionadas. As economias de escala de transporte existem porque as despesas fixas de movimentação de uma