Transtorno de Personalidade
Personalidade é um conceito complexo que se completa no indivíduo adulto em sintonia com a norma cultural, social e étnica em que vive. A personalidade apresenta um transtorno quando seu desenvolvimento se fixa num padrão anormal permanente, que para ser observado deve excluir efeitos fisiológicos de alguma substância e alterações cerebrais que justifiquem o desvio. Tais transtornos não apenas estabelece um conflito essencial entre o indivíduo e a norma cultural, étnica e social em que vive, como também deveria ser reconhecido em qualquer outra cultura, sociedade e etnia diversa daquelas em que vive. Embora os traços da anormalidade possam ser eventualmente observados na infância e adolescência, somente quando o indivíduo se inicia na vida adulta é que podemos caracterizar um transtorno de personalidade como uma anormalidade fixa do caráter.
O conhecimento do transtorno de Personalidade é de excepcional valia para o estudo do direito. No DSM, essa taxionomia começa com uma definição geral de transtorno da personalidade que se aplica a cada um dos dez Transtornos de Personalidade Específicos. Ao qual iremos tratar no decorrer deste trabalho.
Desenvolvimento
Transtornos de Personalidade são condições psiquiátricas completas e possivelmente ainda pouco entendidas diante dos conhecimentos e possibilidades da medicina atual. Possuem prevalências significativas e alguns deles estão claramente relacionados com os piores diagnósticos de transtornos psiquiátricos do Eixo I, que é o elevado índice de suicídios, doenças clinicas e problemas familiares. São um grupo de doenças psiquiátricas em que os padrões de comportamento e os pensamentos a longo prazo (crônicos) são muito diferentes da expectativas da cultura e causam sérios problemas em relacionamentos e na profissão. Variam muito dependendo do tipo de transtorno da personalidade em geral evolvem sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a alguns