Transporte pneumatico
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUIMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA
FERNANDA FONTANA ROMAN
TRANSPORTE PNEUMATICO E HIDRAULICO
PONTA GROSSA
2014
TRANSPORTE DE SÓLIDOS POR ARRASTE DE FLUIDOS
O transporte de sólidos se refere ao arraste das partículas presentes em uma atmosfera de fluidos. Quando realizado por fluido gasoso, é denominado transporte Pneumático e quando realizado por fluido liquido, transporte hidráulico.
Para o transporte pneumático são necessários geradores de movimento de ar, que podem ser ventiladores centrífugos, sopradores, bombas ou compressores, dispositivos de introdução de partículas (válvulas rotativas, alimentadores), equipamentos adequados à separação do ar de transporte e do produto no local de sua entrada (podendo ser um ciclone) e conjuntos de tubulações entre pontos de entrada e saída do produto. (HYDRONICS, 2014)
A implantação desses sistemas geralmente garante a uniformidade do produto final, alem de reduzir mão de obra devido à completa automatização. O Custo de manutenção é baixo, e ainda existe a eliminação da perda de matéria prima e ocupa pouco espaço, o que resulta em um sistema de bastante interesse para uso industrial. (HYDRONICS, 2014)
O transporte de sólidos, tanto o pneumático quanto o hidráulico, é classificado e subdividido de acordo com a natureza do fluido utilizado na operação, do leito e da concentração das partículas sólidas. Pode se tratar de um transporte vertical ou horizontal e este ainda pode ser classificado como diluído ou concentrado.
TRANSPORTE VERTICAL
Um exemplo comumente utilizado para explicar o transporte pneumático vertical é a operação de elutriaçao, que ocorre em leitos fluidizados. O processo pode ocorrer em diversos tipos de regime, que dependem da vazão dos componentes e resultam em diferentes quedas de pressão. O transporte vertical pode acontecer em dois tipos de regime, regime denso e regime diluído.