TRANSPORTE ESPECÍFICO DE MATERIAL
CONCEITO
Cada material deve ser transportado de uma forma em que não se permita a vir sofrer avarias e percas no valor, sendo assim, deve-se verificar o tipo específico de cada um e quais situações causariam tal complicação.
O material deve ser separado na fonte, ou seja, nas casas antes de serem retirados para não vir junto resíduos que sujem e façam perder valor.
O papelão pode se desfazer com a umidade se tornando inaproveitável, os recipientes de lata ou vidro podem se encher com água ou outro lixo dificultando a seleção.
NA COOPERVOT
Na cooperativa de reciclagem de Votorantim os materiais que são coletados nas residências já estão separados pelos moradores em sacolas especiais fornecidas pela cooperativa.
Nem todos os moradores fazem a separação da forma correta.
Os cooperados retiram da sacola e colocam em bags todo o material coletado.
No caminhão todo o material segue em vários bags até chegar na cooperativa.
Saem para coletar e voltam com o caminhão carregado na cooperativa duas vezes ao dia.
PROBLEMATIZAÇÃO
A separação realizada pelos moradores é totalmente perdida quando colocada em bags. Quando chegam na cooperativa o material tem que ser separado novamente para só assim ser vendido e com isso se perde muito tempo.
JUSTIFICATIVA
Perdendo tempo separando o material que já devia estar separado se perde rendimento nas horas trabalhadas e nas vendas, sendo que, se utilizassem uma forma de transporte específica poderiam conseguir a melhoria nesse aspecto.
HIPÓTESES
Distribuir mais sacolas para os moradores e quando for coletar retirar juntamente as sacolas e deixar outra vazia para continuar a separação. Limitar no caminhão local específico para cada tipo de material. No momento