Transporte escolar
A presente pesquisa tem por objetivo principal pesquisar as influências do cotidiano do transporte escolar dos alunos do campo para a cidade, e a consequência do mesmo para o rendimento escolar dos alunos.
A presente pesquisa buscará a compreensão dos fatores político e administrativos que interferem e fazem com que a nucleação seja realizada por transportes inadequados ocorra com tanta naturalidade e tempo. A pesquisa contará com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) assim também como os dados que serão buscados nas de secretarias, como a da Secretaria Municipal e Educação, na Secretaria Estadual de Educação e na Secretaria Municipal de Transporte, no município de Faina.
E para um demonstrativo mais claro das dificuldades apresentadas e dos fatores à que são acometidos esses alunos, será feita uma busca de referências teóricas para justificar e descrever os modos de aprendizado e ensino, incutidos no curso de Geografia para a qualificação desta pesquisa para fins acadêmicos.
1 PROBLEMATIZAÇÃO
O município de Faina localiza-se no na região denominada Vale do Araguaia e possui uma área razoavelmente grande em relação a outros municípios brasileiros mais desenvolvidos com 1.945,657 km² e se encontra também na “rota do Araguaia” (caminho direto entre a capital Goiânia e Aruanã), possuindo uma população de 6.987 pessoas segundo o ultimo censo do IBGE (2010), sendo dessa soma 3.789 vivem na cidade e 3.198 no campo ou zona rural. Em uma caracterização mais detalhada a cidade, em seu perímetro urbano, possui como infraestrutura de uso geral da população dois bancos, um hospital e dois postos de saúde, além de cinco colégios, sendo dois municipais e dois estaduais e um particular, e outros estabelecimentos mais comuns, como uma lotérica, um batalhão de polícia e vários órgãos ligados à prefeitura.