Transporte distribuições e seguros
CURSO DE TECNOLOGIA DE LOGÍSTICA
Atividades Complementares
Transportes Distribuições e Seguros
NOME:Cristian William jesus dos santos R.A.:4189265149 SÉRIE:4º semestre TURMA: Tecnologia de Logística
TAUBATÉ – SP
2011
CONCEITO
O CONCEITO DE LOGÍSTICA REVERSA EVOLUIU COM O TEMPO, PRINCIPALMENTE COM A NECESSIDADE DE DESTINAR O RESIDUO ENCONTRADO AO SE UTILIZAR UM DETERMINADO PRODUTO, ANTIGAMETE A LOGISTICA SE DEFINIA COMO O MOVIMENTO DE MATERIAIS DO PONTO DE PARTIDA ATÉ O PONTO DE CONSUMO.
DESTA MANEIRA TAMBÉM ACONTECEU COM A LOGÍSTICA REVERSA, QUE TEVE COMO DEFINIÇÃO NOS ANOS 80 O MOVIMENTO DE BENS DO CONSUMIDOR PARA O PRODUTOR POR MEIO DE UM CANAL DE DISTRIBUIÇÃO (LAMBERT & STOK APUD & Tibben lembke 2001). O ESCOPO DA LOGÍSTICA REVERSA ERA LIMITADO A ESSE MOVIMENTO QUE FAZ COM QUE OS PRODUTOS E INFORMAÇÕES SIGAM NA DIREÇÃO OPOSTA ÁS ATIVIDADES LOGÍSTICO NORMAL (“wrong way on a one-way street”).
NOS ANOS 90 INTRODUZ UMA NOVA ABORDAGEN DA LOGÍSTICA REVERSA, COMO A LOGÍSTICA DE RETORNO DOS PRODUTOS, REDUÇÃO DE RECURSOS, RECICLAGEM E AÇÕES PARA SUBSTITUIÇÃO DE MATERIAS, REUILIZAÇÃO DOS MESMOS, DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESIDUOS, REAPROVEITAMENTO, REPARAÇÃO E REMANOFATURA DE MAERIAIS. Stock (1992).
Em 1998,
Carter e Ellram SIMPLISMENTE DIFINEM A LOGÍSTICA REVERSA COMO UMA EFICIÊNCIA AMBIENTAL, NA QUAL O MEIO AMBIENTE DEPENDE MUITO DA RESPONSABILIDADE DE CADA GERADOR.
ENTRE OUTROS A EVOLUÇÃO DESTES CONCEITOS AMPLIA A DEFINIÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA, PROPOSTO POR LEITE: “uma nova área da logística empresarial, preocupa-se em equacionar a multiplicidade de aspectos logísticos do retorno ao ciclo produtivo destes diferentes tipos de bens industriais, dos materiais constituintes dos