Transição das Sociedades Pré-Históricas Para as Civilizações do Oriente Próximo
Por Júlia Azevedo Pardinho
A criação das cidades foi um dos motivos que levaram à passagem do período da pré-história para a história. Alguns dos fatores mais importantes para esse acontecimento foram, por exemplo, a agricultura e a criação de animais.
Por serem povos que viviam às margens de grandes rios, essas civilizações desenvolveram a agricultura, pois, na beira desses rios, as terras eram muito férteis. As cheias daqueles rios eram as causas que proporcionavam grande fertilidade àquela terra. Passaram a domesticar animais e, assim, se tornaram nômades.
Como já dito, a proximidade aos grandes rios da Mesopotâmia foram os grandes fatores que fizeram com que a agricultura se desenvolvesse. Essa certa proximidade fez com que muitos povos desenvolvessem técnicas avançadas na pesca, no comércio marítimo e na pirataria.
Ao se tornarem sedentários e iniciarem com a criação de animais, os povos do Oriente Próximo passaram a buscar terras aonde pudessem criar pastos para suas cabras e ovelhas. Esse também foi um dos motivos em que muitos povos se aproximaram dos grandes rios e, assim, partiam em busca de terras férteis e grandes pastos.
Com o avanço da agricultura, esses povos também partiam em busca de terras amplas e férteis para ampliarem suas plantações e aumentarem o comércio com outras civilizações.
Com técnicas avançadas de agricultura e na criação de animais, os povos do Oriente Próximo começaram a utilizar instrumentos de trabalho mais avançados, o que lhes proporcionava uma produção mais eficiente e um trabalho mais prático.
Todos esses fatores levaram ao aumento populacional desses povos, pois eles viraram sedentários e passaram a criar técnicas eficazes em suas plantações, o que fez com que tivessem condições melhores de vida e um aumento populacional bem avançado.
Referências:
http://turmadoamanha.com/tag/como-surgiram-as-primeiras-civilizacoes-do-oriente/