Transformação química
INTRODUCAO
Todas as substâncias possuem um conjunto de propriedades físicas e químicas únicas que nos permite reconhecer e distinguir uma substância das outras. Elas podem sofrer transformações físicas e químicas e saber diferenciá-las através de mudanças nas propriedades macroscópicas.
Dizemos ser uma transformação física todo processo em que à modificação do estado inicial de um sistema ocorre sem a formação de novos materiais, mas sim com alterações em algumas propriedades do material, já a transformação química é caracterizada quando, no processo de modificação do estado inicial do sistema, ocorre a formação de pelo menos um novo tipo de material.
OBJETIVO
Comparar a prática com a teórica explicando o sentido da prática.
Visualizar as transformações químicas
MATERIAIS E REAGENTES * Balança Analítica * Vidro de relógio * Espátula metálica * Pipeta com pêra de sucção * Béquer * Erlenmeyer * Balão volumétrico * Pregos * Bolas Plásticas (bexigas) * Hidróxido de Sódio 0,1 mol/L ( Aquoso) * Hidróxido de Cálcio * Ácido Clorídrico 37% * Zico granulado metálico P.A. Mesh 20
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimento I – Colocaram-se dois pregos em 5ml de HCl e observou.
Experimento II – Colocou- se 1g de zinco granulado em 5ml HCl e colocou na boca do Erlenmeyer uma bola plástica e observou.
Experimento III – Misturou 2ml de HCl com 5ml de NaOH (0,1mol/L).
Experimento IV – Dissolver 1g de Ca(OH)2 em água o máximo que conseguir.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Experimento I
Ocorreu um aumento da temperatura com uma liberação de um odor característico, pois ouve uma efervescência, e uma mudança de coloração, este fato indicou mudança de composição química, esta é uma transformação química.
Experimento II
O zinco ao entrar em contato com o HCl entrou em combustão logo este se transformou em gás, com um aumento de temperatura e uma liberação de odor