Transformadores
Este transformador se chama isolador porque separa galvanicamente a tensão de entrada da tensão de saída, através de dois enrolamentos totalmente separados, colocados em volta de um núcleo magnético que realiza a transferência de energia. O enrolamento da tensão de entrada é chamado de primário e o da tensão de saída, secundário.
Aplicações- Para casamento de tensão e/ou isolamento da rede elétrica em equipamentos sensíveis, tipo, TI, CNC, etc.
Vantagens- Redução de ruidos, amortecimento de distorção harmônica. - Isolação elétrica da rede.
Os transformadores também são componentes formados por bobinas enroladas em uma forma. A diferença é que num transformador temos duas bobinas numa mesma forma. Uma delas é denominada enrolamento primário ou simplesmente primário e a outra enrolamento secundário ou simplesmente secundário. Na figura 9 temos o símbolo adotado para representar um transformador.
Os transformadores trabalham apenas com correntes alternadas, ou seja, aquelas que sofrem alterações constantes da sua polaridade. É o caso da corrente que obtemos de uma tomada de força em que seu sentido ou polaridade inverte a uma razão de 60 Hertz, ou seja, 60 vezes em cada segundo temos positivo e 60 vezes negativo. Veja mais sobre a corrente alternada na complementação no final da lição.
Os transformadores alteram as tensões. Por exemplo, se o enrolamento primário de um transformador tiver 1000 voltas de fio e o secundário 500, aplicando 220 V no primário, obtemos 110 V no secundário. Os transformadores são componentes fundamentais nos circuitos que alimentam os circuitos, produzindo tensões mais baixas do que aquelas que existem disponíveis nas tomadas de energia. Na figura 10 temos alguns tipos de transformadores encontrados nos equipamentos eletrônicos.
Os transformadores usados na alimentação dos circuitos (transformadores de forca) são especificados pela sua tensão de entrada, tensão de saída e corrente do enrolamento secundário ou de