Transformadores
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS – CARVI
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DA NATUREZA E DE TECNOLOGIA – CENT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA ELÉTRICA
GESIEL COLOMBO
ELETROTÉCNICA I
DISJUNTORES DE MÉDIA E ALTA TENSÃO
BENTO GONÇALVES 2012
Definição:
Disjuntor é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos e tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores. Uma boa característica dos disjuntores, é que, além de proteger a corrente, ele também serve como dispositivo de manobra (NBR 5361).
Os disjuntores de interrupção ao ar livre são os mais simples e, historicamente, foram os primeiros equipamentos a serem utilizados. Para atender ao crescimento das potencias de interrupção, e a elevação dos níveis de tensão nos sistemas elétricos, surgiram os disjuntores a óleo mineral isolante.
Na década de 30, os disjuntores a ar comprimido apareceram como a melhor técnica de extinção do arco elétrico de alta tensão, resultando do seu emprego uma melhor segurança, tendo em vista que na época foram registrados muitos acidentes decorrentes da explosão e incêndio de disjuntores a óleo. Em 1953, os EUA construíram o primeiro protótipo do disjuntor a SF6.
Os disjuntores a vácuo foram fabricados nos inicio dos anos 70 com boa aceitação para utilização em media tensão. Atualmente as perspectivas são de utilização de disjuntores a semicondutores, que já estão sendo desenvolvidos em laboratórios.
- Os disjuntores devem satisfazer as seguintes condições para um funcionamento ideal:
- Abrir e fechar um circuito com um menos tempo possível;
- Conduzir a corrente de carga das linhas;
- Deve suportar termicamente a corrente de carga do sistema;
Suporta térmica e mecanicamente a corrente de curto