Transformadores
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
1- INTRODUÇÃO
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potencia elétrico de um circuito à outro, transformando tensões, correntes ou modificando os valores das impedâncias elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada.
O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um "caminho", ou circuito magnético, que "acopla" essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética.
No transformador monofásico existe um núcleo de ferro em torno do qual estão montadas as duas bobines, uma para receber a tensão (o primário) e outra para fornecer a tensão (o secundário).
Quando ligamos uma corrente alternada no enrolamento primário é produzido um campo magnético que é proporcional ao número de voltas do fio em torno do metal e a intensidade da corrente aplicada. O fluxo magnético que é produzido chega ao núcleo do braço metálico e sem encontrar resistência chega ao enrolamento secundário.
Após chegar ao enrolamento secundário, por indução eletromagnética, cria-se uma corrente elétrica que tem variação de acordo com corrente do enrolamento primário e também com o número de espiras dos dois enrolamentos.
Os transformadores são utilizados em vários equipamentos do nosso cotidiano, como, por exemplo, nas instalações elétricas e também em equipamentos que utilizam como princípio de funcionamento a eletricidade.
É importante, tanto para a segurança quanto para o bom funcionamento (eficiência) dos aparelhos elétricos, que a tensão que chega até as residências seja relativamente baixa. Quando se transmite energia da usina até as casas, é preferível que se trabalhe com uma corrente elétrica muito baixa, mas para que a corrente seja relativamente baixa, a tensão produzida deve ser bastante alta. Para que se eleve a