Transformadores
Notas de Aula de Máquinas Elétricas Curso: Técnico em Mecatrônica
Profª. Joana D. Silva Corrêa
TRANSFORMADORES
Princípio de Funcionamento do Transformador
O transformador é uma máquina elétrica usada em corrente alternada para adequar uma determinada tensão que se deseja obter tendo-se uma diferente fornecida, podendo elevar ou rebaixar esta tensão fornecida.
Sua aplicação é diversa, como, por exemplo, na saída de uma usina geradora de energia, na qual o transformador de potencial eleva a tensão para com isso, diminuir a corrente e diminuir as perdas por efeito Joule no fio que estará transportando eletricidade. Esta elevação de tensão proporcionará uma diminuição de custos da transmissão e uma melhor eficiência do processo. Ao chegar às cidades, têm-se transformadores abaixadores que reduzem a tensão ao valor desejado para o consumo. Encontram-se transformadores de potencial, também, em muitos equipamentos eletrônicos, nos quais eles abaixam a tensão para adequá-la a um valor conveniente que alimente o circuito.
O princípio básico de funcionamento do transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético. Os transformadores consistem de dois enrolamentos de fio, o primário e o secundário, que geralmente envolvem os braços de um quadro metálico, o núcleo. Uma corrente alternada aplicada ao primário produz um campo magnético proporcional à intensidade dessa corrente e ao número de espiras do enrolamento, número de voltas do fio em torno do braço metálico. Através do metal, o fluxo magnético quase não encontra resistência e, assim, concentra-se no núcleo, em grande parte, e chega ao