transformador
O transformador é composto por 2 bobinas (enrolamento,ou fio enrolado), separadas com um material capaz de conduzir energia através apenas do campo magnético induzido. Dependendo da diferença de ESPIRAS (o numero de enrolamentos das bobinas) em cada bobina, o transformador pode ser ELEVADOR ou ABAIXADOR.
Um transformador transfere energia elétrica por indução de uma bobina chamada de primário (entrada do trafo) para outra bobina chamada de secundário (saída do trafo). Dependendo da tensão transferida da bobina do primário para o secundário, o transformador pode ser:
Elevador de tensão – Quando a tensão no secundário é maior que no primário;
Abaixador de tensão – Quando a tensão no secundário é menor que no primário;
O que faz definir a tensão no secundário é o número de espiras nos enrolamento. Os transformadores em geral são compostos de dois enrolamentos (bobinas) enrolados juntos e sem contato elétrico entre elas. Entre as duas bobinas está o núcleo do transformador, onde geralmente são de ferro ou ferrite.
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo entender o funcionamento de um transformador elevador,aplicando uma tensão no primário verificando a corrente no primário e a tensão correspondente no secundário.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Materiais utilizados:
-Transformador elevador de tensão
-3 multímetro
-Fonte de energia
Passo a passo do experimento:
-Ligou-se a fonte ao primário do trafo, aplicando uma tensão de aproximadamente 22 V.
-Em seguida colocou um multímetro em paralelo com o primário do trafo e o outro multímetro no secundário, bem como outro multímetro em serie com o cabo negativo da fonte que vai ao primário, para devidas leituras.
Valores encontrados:
Vp=22,2V
Vs=44,3V
Ip=0,03mA
CONCLUSÃO
Com os testes aplicados no experimento realizado, conseguimos entender claramente o funcionamento de um transformador elevador. Vimos através dos multímetros os valores de