Transformador em curto circuito
Objetivos: Calcular as perdas magnéticas nos enrolamentos do transformador por efeito de joule;
Introdução:
O transformador é uma "máquina" estática (sem peças em movimento), cuja finalidade é a de transmitir, por meio de um campo magnético, energia elétrica de um circuito para outro sem ligação direta, com um nível tensão desejado sem alteração da frequência.
O transformador é um dispositivo eletromagnético constituído por duas bobinas acopladas através de um núcleo magnético de elevada permeabilidade magnética. O princípio de funcionamento do transformador baseia-se no fenómeno da indução eletromagnética, e em particular da indução eletromagnética mútua entre bobinas. A principal função de um transformador é elevar ou reduzir as amplitudes da tensão ou da corrente entre as bobinas do primário e do secundário.
Os transformadores são utilizados numa gama muito variada de aplicações de processamento de informação e de energia elétrica. Salientam-se, entre outras, a elevação e a redução da tensão e do número de fases em redes de transporte e distribuição de energia elétrica, a redução da tensão ou da corrente em instrumentos de medida, ou simplesmente o isolamento galvânico entre partes de um mesmo circuito elétrico.
Material: 1 Transformador monofásico redutor 50/60Hz 220/110V 100VA Fios de ligação.
Equipamento
1 Wattímetro monofásico/trifásico; 1 Voltímetro; 1 Amperímetro
Cuidados a ter Respeitar a correta ligação dos aparelhos de medida; Identificar e utilizar os corretos campos de medida dos respetivos aparelhos de medida; Identificar as características do transformador; Fazer o cálculo dos valores nominais do transformador; Não ligar a alimentação do circuito antes da verificação e autorização do professor.
Esquema elétrico
Procedimentos Dimensionar o circuito acima representado; Efetuar a montagem do circuito; Aplicar progressivamente ao primário do transformador, uma tensão através do