Transferência de Calor 1 - placas planas
NAYANE GARBIN
PRÁTICA 1 – TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM PLACAS PLANAS
APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PATO BRANCO
2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
PRÁTICA 1 – TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM PLACAS PLANAS
Prática de laboratório solicidada pelo Prof. Dr. Jean-Marc Stephane Lafay, como parcial de nota do curso de Transferência de Calor 2, sexto período de Engenharia Mecânica, UTFPR-Câmpus de Pato Branco,PR
APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PATO BRANCO
2013
INTRODUÇÃO
A fim de adquirir compreensão aprofundada dos mecanismos físicos que embasam a transferência de calor por convecção, são considerados tanto a transferência de massa quanto de calor em determinada superfície.
Objetivando estudo e a análise de troca térmica entre um escoamento de um fluído – tanto líquido quanto gasoso, e uma placa plana de dimensões finitas, formulou-se um procedimento experimental, embasado nas teorias de Camada-limite de velocidade, número de Reynolds, escoamento laminar e turbulento e considerando outras variáveis associadas, para que seja comparada a análise experimental com as simulações e teorias que norteiam esse patamar das ciências exatas.
Por fim, pretende-se encontrar o coeficiente convectivo do fluido em questão, assim como calcular as taxas de transferência de calor por convecção que é dada entre a superfície da placa em contato direto com o escoamento e a por condução entre a outra superfície da mesma, em contato com um material isolante descrito na sequência. Após ser feito experimento, haverá então uma abordagem comparativa entre o esperado teoricamente por meio da pesquisa e simulação computacional com os resultados empíricos.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para este experimento foram utilizados:
Canal hidráulico;
Resistência elétrica de alisador de cabelo;
Suporte para as chapas;
Multímetro;
Cronometro;