Trandutores: encoders, resolver e tacogerador
1636 palavras
7 páginas
Resumo—Este trabalho tem como objetivo demonstrar a utilização do Tacogerador, do Encoder e do Resolver. Será abordada desde a forma do funcionamento até a aplicação destes transdutores em servocontrole de motores. Neste sentido deve-se explicar suas particularidades, vantagens e desvantagens.Palavras Chave — Conversão, Motor, Energia, Medição.
INTRODUÇÃO
Transdutores numa definição mais geral são dispositivos que recebem um sinal e retransmitem independente de conversão de energia. Porém, em uma definição mais restrita (e bastante utilizada) é de que transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro, utilizando para isso um elemento sensor.
O Tacogerador é um transdutor que gera uma tensão de saída proporcional a velocidade aplicada em seu eixo, ou seja, transforma velocidade angular em tensão. O Encoder por sua vez, gera um pulso de tensão para um determinado incremento em seu eixo.
Neste trabalho serão apresentados o funcionamento destes dois transdutores, bem como sua utilização em Eletrônica de Potência, atuando na medição e controle de motores elétricos.
Transdutores
Os Transdutores tem um papel muito importante no controle, medição e obtenção de dados em processos tecnológicos em geral. O transdutor transforma um tipo de energia em outro, de forma que se possa estabelecer uma relação entre a entrada e saída de dados a fim de se obter informações sobre o processo em qual ele está sendo utilizado. Por exemplo, o sensor pode traduzir informação não elétrica (velocidade, posição, temperatura) em informação elétrica (corrente, tensão, resistência). Os transdutores podem ser ativos, ou passivos dependendo de sua saída.
1 Transdutores Passivos
São aqueles cuja energia de saída é proveniente unicamente (ou quase unicamente) da energia de entrada. Não geram energia elétrica, necessitam de fonte auxiliar para extrai o sinal. Baseiam-se sempre na variação de uma grandeza elétrica. Podem ser classificados em resistivos,