Trampo SGA
TAUBATÉ-SP 2014 sumário 1 INTRODUÇÃO 3
2 Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável no Brasil 4
2.1 Gestão Ambiental – Início 4
2.2 Anos 70 5
2.3 Anos 80 6
2.4 Anos 90 até os dias atuais 6
3 Necessidade e Importância da Gestão Ambiental para a Empresa 9
4 Benefícios da implantação de um SGA - Sistema de Gestão Ambiental 11
5 CONCLUSÃO 13
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
A preocupação com o meio ambiente não é algo recente, em seus primórdios, era tratada como uma questão ideológica de grupos ecologistas que não aceitavam o novo padrão de sociedade, a sociedade de consumo, atualmente, a preocupação ambiental é tratada com mais seriedade, e a cada dia, mais empresas estão aderindo a políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Esse novo cenário impõe às empresas a necessidade de mudanças contínuas na maneira de administrar seus negócios para que se adaptem a nova realidade e se mantenham competitivas.
Mesmo que o principal objetivo de uma empresa seja o lucro, as questões ambientais têm se tornado cada vez mais importantes em função do aumento da conscientização do consumidor e de seu crescente interesse na forma como os produtos e serviços são produzidos, utilizados e descartados e de que forma estes produtos e serviços afetam o meio ambiente.
2 Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável no Brasil
A partir da segunda metade deste século, o Brasil vem sofrendo grandes transformações em função do crescimento demográfico e da modernização de suas bases de desenvolvimento. Sua população aumentou 2,7 vezes entre 1950 e 1970, passando 74,3% a viver em zonas urbanas. Houve um crescimento de 9,3% a.a. a população industrial no período de 1970 à 1990, sendo que vinha de um estágio onde a economia predominante era a exportadora de produtos agrícolas. As atividades industriais foram o fator predominante nas transformações ocorridas, pois houve um ritmo acelerado na industrialização e na concentração