trakfna
302 palavras
2 páginas
introdução O Serviço Social surgiu em um período marcante e benéfico para as necessidades legitimas de sobrevivência das classes trabalhadoras.É uma profissão dinamica que possui um curto e beloprocesso histórico.
O serviço social está relacionado a evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia as damas de caridade, moças de famíla rica imergentes na igrejacatólica através do humanismo cristão, enfocando sobre tudo questões de natureza moral e orientação conservadora baseada na individualização do problema e na culpabilidade do cliente. Do ponto de vistaconservador a profissão é vista a partir de si mesma sem autonomia, depende da igreja e do estado seu enfoque restrito não permite o reconhecimento da luta de classes. A emergencia e institucionalização doserviço social como especialização ocorre nos anos 20 e 30, sobre influencia da igreja católica com enfase nas idéias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de caso, a técnica está aserviço da doutrina social da igreja. Os serviços sociais passam a ser analizados e avaliados pelo estado e as demais empresas privadas, ganhando seu espaço e ocupando um papel específico dentro dadivisão social e técnica de trabalho. Sendo assim as leis sociais foram implementadas principalmente referentes à legislação trabalhista e sindical.
Desenvolvimento
Ao longo desses anos percebemos quetudo começa com o poder da igreja católica, com suas obras de caridade e no decorrer de sua trajetória fazem aliança com estado atuando nos problemas das classes socias. O serviço social foi legitimadoa partir do momento em que o estado precisa manter no seu quadro funcional e no seu funcionalismo público pessoas com aquela capacitaçao para a assistencia começar a contratar. Surge mediante oestado burgues e a igreja católica para desarticular os movimentos sociais, os movimentos de revolta do trabalhador, de opressão.
O serviço social surge no Brasil em 1934 perído em que o