Segurança em Presnsas
449 palavras
2 páginas
Prensas por chavetaPrensas Mecânicas Exêntricas de Engate por Chaveta têm curso limitado, energia constante e força variável do martelo em função da altura de trabalho. O volante, movimentado por motor elétrico está apoiado na extremidade de um eixo, através de uma bucha de engate onde se encaixa uma chaveta rotativa (meia cana). Em sua extremidade o eixo está fixado em uma bucha exêntrica, alojada em uma biela, responsável pela transformação do movimento rotativo em movimento linear. Quando acionada, um dispositivo mecânico movimento um pino em forma de “L”, puxando uma mola que faz com que a chaveta rotativa seja acoplada à bucha de engate, transmitindo o movimento de rotação ao conjunto exio/bucha exêntrica.As PMEEC, uma vez acionadas, possuem ciclo completo de trabalho, que consiste no movimento do martelo a partir de sua posição inicial, no Ponto Morto Superior, até o Ponto Morto Inferior e retorno à posição inicial do ciclo, não sendo possível comandar a parada imediata do martelo após iniciado seu movimento de descida.
Análise de risco:
Zona de Prensagem
Como detalhado, a impossibilidade de parada das PMEEC, a inércia do volante, e possibilidade de falha do mecanismo de chaveta, implicam algumas alternativas obrigatórias para proteção da zona de prensagemInstalação de barreiras físicas fixas, conforme ABNT NBR NM 272; ouInstalação de proteção móvel dotada de chave de segurança com bloqueio, onde um temporizador ou um contator que monitore o giro do motor sejam responsáveis por sinal elétrico a solenoide que realize o desbloqueio da porta, na chave.
Conjunto Eixo e Biela
Demanda-se proteção fixa do conjunto ou instalação de elo salva vidas, devido possibilidade de quebra do eixo e queda sobre operador.
Acionamento
Como definido em legislação conversão do sistema de acionamento de mecânico para hidráulico/pneumático/elétrico. Esta medida se faz necessária visto inclusive a inércia do volante, que permite acionamento, se acionamento mecânico, mesmo