Tracaj
1074 palavras
5 páginas
TracajáO Tracajá é uma espécie comum na Amazônia, possuindo ampla distribuição geográfica ocorrendo em rios e florestas inundadas das regiões norte e centro-oeste do Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Guianas. Seu habitat natural é formado por rios que possuem águas escuras com correntes fracas.
É uma espécie de porte médio, possuindo em torno de 8 quilogramas e até 68 centímetros de comprimento de carapaça. Apresenta casco levemente convexo com manchas amareladas bem evidentes na parte dorsal da cabeça e nas bordas das placas marginais da carapaça, melhor observadas em filhotes, que desaparecem em fêmeas adultas. Está espécie pode viver até 90 anos e sua maturidade sexual ainda não está definida, supõe-se que ocorra com sete anos de idade aproximadamente.
A reprodução é anual, a desova e a incubação ocorrem nos meses de junho a outubro, sendo o pico em julho e agosto durante a época de estiagem. Ao contrário das tartarugas, é menos exigente com a qualidade seu habitat, desovam isoladamente, em barrancos e bancos de areia, às margens dos rios e lagos, em covas de aproximadamente 30 cm de profundidade, escondidos com lama ou folhas e põem em média 30 ovos, variando de 20 a 40 ovos, pesando cerca de 24,0 gramas cada um, que demoram em média de 75 a 90 dias para eclodirem, porém dependendo da temperatura podem demorar até quase 200 dias para eclodirem. As tartaruguinhas são muito delicadas e pequenas ao nascerem, sendo a média de comprimento e peso logo após o nascimento de 34,04 mm (±5,7 mm) e de 14,72 gramas (±2,75 gramas), por isso existe uma enorme preocupação de órgãos de conservação e proteção com os locais de desova. A taxa de eclosão dos ovos é cerca de 76% e em média apenas 5 % a 10 % dos filhotes atingirão a fase adulta. Seus principais predadores são a onça, aves caçadoras, peixes e crocodilos.
Quando adulta, possuí maior atividade durante o dia e é principalmente herbívora, consumindo 89,5% de sementes, frutos,