Trablhos academicos
· A grecia teve um grande conhecimento no desenvolvimento urbano.Esse processo gerou a queda de monarquias e o inicio de turbulencias sociais que induziram legislações e famosos legisladores como Zaleuco de Locros,Corondas de Catania entre outros.
· Esparta.Esta foi uma das primeiras cidades Estado a surgir na Grécia,fundada no seculo IX a.C. por invasores dórios nas margens do rio Eurotasna Planicia da Lacônia.O nome da cidade deriva de uma planta da região.
· A partir do seculo VII a.C. Esparta inicia um processo que vai culminar em um quase total refreamento de qualquer tipo de evolução.Este processo é indicado pelos propios habitantes de Esparta como sendo obra de um legislador,não necesseriamente historico,Licurgo.
·
· Esparta apresentava três camadas sociais:
· Os Espartíatas,os Periecos,os Hilotas.
· Aeconomia dos espartas também transformou-se a partir do século Vlla.c.Esta grande propriedade era dividida ,provalvemente em lotes,chamados cleros.
· Os periecos se dedicavama agricultura e,mais esparsamento,a criação de pequenos animais ,ao artesenato,a mineração de ferro e ao comércio.Eles tinham a propriedade de suas terras,mas estas eram sempre as de periferia,não necessariamente as melhores.
· Após o século em questão,a politica espartana também se tornou extremamente conservadora.O poder passou a ser monopolizado exclusivamente pela Gerúsia,ou conselhos de Anciãos,esta eras com que tinha cargo vitalicio e eram escolhidos por aclamação na Assembléia composta exclusivamente por espartíatas,que eram somente um orgão consultivo.
· Com o desenvolvimento comercial os georgoi agricultores que possuiam terras pouco férteis junto as montanhas -se viram cada vez mais em situação difícil,porque com a importação de cereais e algumas crises