TRABLHO 01 ESTUDO DE AMOSTRAS MOLES 2
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
IGOR OLIVEIRA
HERMES MARTINS COELHO JUNIOR
JOSÉ REVIL FERREIRA NETO
PAULO FERNANDES
TAIS DANTAS RAMOS
ESTUDO DE AMOSTRAGEM DE SOLOS MOLES
São Luís - MA
2015
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ESTUDO DE AMOSTRAGEM DE SOLOS MOLE
Trabalho complementar para compor a nota da 1° avaliação da disciplina de Fundações, da UNDB.
Profª.: Ingrid Tavares
São Luís - MA
2015
1. INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil é um dos setores que mais se destacam na economia nacional, responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Dados demonstram que o Setor Civil corresponde por 15% do PIB nacional. Além desta participação direta, destaca-se o grande contingente de mão-de-obra empregada, que corresponde a 3,92 milhões de empregos, sendo o maior gerador de empregos da economia nacional (Construbusiness, 2006).
Entretanto, tal avanço do setor proporcionou o desenvolvimento de nova área na engenharia, como o setor geotécnico, no qual possibilita a investigação do solo no qual será submetido o empreendimento, isto é, proporciona todas as características e classificações do solo. Esse processo é feito através de amostras, que podem ser classificadas em não representativas, representativas, e indeformadas. Sendo as indeformadas a principal, pois permite os tipos de ensaios de laboratório, principalmente os ensaios de resistência, de deformabilidade e permeabilidade.
2. TIPOS DE AMOSTRADORES
A obtenção de amostras de argila mole indeformada é muito importante, entretanto para tal processo é preciso relacionar cada tipo de amostrador com o objetivo proposto. Isso porque devemos garantir a integridade das amostras e a confiabilidade dos resultados de laboratório. Pensando em tudo isso, podemos citar como diferenciais positivos de amostradores os aparelhos:
- Amostradores de Tubo Aberto (Shelby)
- Amostradores com