trabdefilo2
2100 palavras
9 páginas
Introdução: O trabalho de filosofia que segue fala a respeito do desenvolvimento da filosofia no período moderno. Esse período foi de grande influência para o mundo que tem-se atualmente, pois ocorreram grandes mudanças na estrutura lógica e social, ou seja, na forma de pensar e da visão do mundo. Na composição do mesmo, serão usados alguns autores e suas respectivas ideologias, são eles: John Locke, René Descartes e Nicolau Maquiavel. Não apenas isso, mas também será incluída a comparação entre tais pensamentos com os de Aristóteles, ou seja, até que ponto os filósofos se assemelham ou distinguem dele. Tais dados servirão como base para que a filosofia seja estudada, uma vez que suas fases serão analisadas. Além disso, a importância dos pensadores será ressaltada e também serão percebidas diferenças entre eles, visto que seus meios de conhecimento e de vivência não foram os mesmos. Portanto, esse trabalho ressaltará os diferentes pensamentos modernos.Desenvolvimento:
Entre os séculos XVI e XVIII, um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, que ainda pulsa em nossos tempos. Encurtar distâncias, desvendar a natureza, lançar em mares nunca antes navegados foram apenas uma das poucas realizações que definem esse período histórico. De fato, as percepções do tempo e do espaço, antes tão extensas e progressivas, ganharam uma sensação mais intensa e volátil.
O processo de formação das monarquias nacionais pode ser um dos mais interessantes exemplos que nos revela tal feição. Nesse curto espaço de quase quatro séculos, os reis europeus assistiram a consumação de seu poder hegemônico, bem como experimentaram as várias revoluções liberais defensoras da divisão do poder político e da ampliação dos meios de intervenção política. Tronos e parlamentos fizeram uma curiosa ciranda em apenas um piscar de olhos.
Além disso, se hoje tanto se fala em tecnologia e globalização, não podemos refutar a ligação intrínseca entre esses dois