Trabalhos Universitários
EXPERIMENTO I
DESTILAÇÃO SIMPLES
1 - INTRODUÇÃO
A destilação simples é um processo que permite a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como por exemplo sal e água. É de extrema importância que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam diferentes. É uma técnica rápida e fácil, e se respeitado seus limites, eficaz. O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase todos os processos químicos industriais em fase líquida em que seja necessária uma purificação.
2- EXPERIMENTAL
A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. A temperatura inicial era de 0° que começou a subir rapidamente até os 30° C e a partir daí manteve-se estável. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
3 - RESULTADOS
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.
No caso de misturas líquidas homogêneas, a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes (Lei de Raoult), a composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a Lei de Dalton, revela que, para uma mistura ideal, o componente mais