Trabalhos Juliana
Questão 1: O que são enzimas e porque são tão importantes para o funcionamento do nosso corpo?
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. As enzimas aceleram a velocidade de uma reação, mesmo sem participar da reação. são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.
Mas qual é afinal a importância das enzimas? Vejamos:
Enzimas são, em termos biológicos, compostos protéicos complexos, caracterizados por longas cadeias de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.
Enzimas são estruturas protéicas ativas, básicas, que são essenciais à vida.
Sem
enzimas a vida, como a conhecemos, não seria possível.
As enzimas representam a fonte de energia orgânica e a vitalidade bioquímica central de toda a estrutura viva existente, incluindo-se os animais, plantas, algas e microorganismos.
As enzimas são essenciais para a formação estrutural, crescimento, desintoxicação, defesa e mecanismos de cura do nosso organismo. São fundamentais na regulação das atividades bioquímicas do organismo, como a digestão e absorção de alimentos, equilíbrio hormonal, atividade cerebral, humor, sexualidade, circulação sanguínea, respiração, estímulos nervosos, reposição celular, sistema imunológico, mecanismos dos sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição) e outras.
Sem enzimas, nem mesmo se efetiva a função de assimilação e distribuição de vitaminas e sais minerais.
A vitalidade e longevidade estão relacionadas às enzimas.
Toda a nossa saúde depende da manutenção de níveis enzimáticos adequados.
Por exemplo, são detectadas carências enzimáticas em muitos casos de doenças crônicas, como câncer, reumatismo, artrite reumatóide, alergias, doenças cardiovasculares, e muitas outras.
Questão 2: O que é o sítio catalítico (ou sítio ativo) de uma enzima?
Existe uma estreita relação entre a estrutura das enzimas e